[IGFmaglist] Chair's blog

Carlos Afonso ca at cafonso.ca
Tue Sep 15 13:09:42 EDT 2015

http://www.circleid.com/posts/20150914_55_days_remain_until_10th_internet_governance_forum_joao_pessoa/

Faltam 55 Dias para o 10º Fórum de Governança da Internet em João Pessoa, Brasil

Por Janis Karklins, Embaixador da Letônia, Presidente do MAG

14-9-2015

Em nome do Grupo Consultivo Multissetorial (MAG) do Fórum de Governança da Internet (IGF) eu gostaria de estender o convite oficial do Secretário-Geral das Nações Unidas[1], que cordialmente convida e incentiva todas as partes interessadas a participar da próxima reunião anual 10º IGF, a ser realizado este ano na bela cidade costeira de João Pessoa, Brasil, de 10 a 13 de novembro de 2015.

O IGF 2015 ocorre em um momento de viragem na história da governança da Internet. A revisão dos 10 anos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI/WSIS) é uma oportunidade para definir uma visão de futuro para a Sociedade da Informação, mas também para discutir a renovação do mandato da IGF. Além disso, com a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, este ano oferece uma oportunidade única para que a comunidade enfatize o valor das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e da Internet no apoio a uma Sociedade da Informação centrada nas pessoas e orientada ao desenvolvimento. Muitas dessas questões vão estar no centro das discussões do IGF.
Rumo aos Resultados do IGF 2015

Este ano, alguns processos inovadores estão em andamento, levando a resultados tangíveis:

• O exercício "Opções políticas para conectar o próximo bilhão" visa criar melhores sinergias e criar vínculos entre o IGF e as iniciativas de IGFs regionais e nacionais que estão crescendo rapidamente no mundo. O processo posto em prática pelo MAG busca produzir resultados do IGF liderados pela comunidade e a partir desta. É uma resposta direta à recomendação do Grupo de Trabalho do CSTD das Nações Unidas sobre Melhorias do IGF, que solicita do IGF resultados mais tangíveis. Informações sobre como contribuir para esta iniciativa em várias maneiras podem ser encontradas aqui:

https://www.intgovforum.org/cms/policy-options-for-connection-the-next-billion

• Os Fóruns de Melhores Práticas do IGF (BPFs) buscam produzir diversos resultados para tornar os recursos robustos, para servir como insumos para outros fóruns pertinentes, e para evoluir e crescer ao longo do tempo sobre temas com:

I. Desenvolvimento de mecanismos relevantes de participação multissetorial,

II. Regulação e mitigação de comunicações não solicitadas (por exemplo, "spam"),

III. Estabelecer e apoiar equipes de resposta a incidentes de segurança na Internet (Computer Security Incident Response Teams, CSIRT),

IV. Práticas para combater o abuso contra as mulheres on-line,

V. Criar um ambiente favorável para a adoção do IPv6,

VI. Criar ambientes favoráveis para a criação de pontos de troca de tráfego (IXPs)

Todas as pessoas e organizações interessadas estão convidadas a participar deste trabalho conduzido pela comunidade. Informações sobre como aderir e participar dos BPFs podem ser encontradas aqui:

https://www.intgovforum.org/cms/best-practice-forums

• As Coalizões Dinâmicas do IGF, algumas dos quais estão ativas desde o primeiro IGF em 2006, e outras que iniciam seu trabalho em questões importantes e emergentes relacionadas com a governança da Internet, estão abertas a todos os interessados. Este ano algumas das Coalizões Dinâmicas apresentarão seu trabalho em uma sessão principal do IGF dedicada a isso. Este trabalho estará disponível para comentários do público em preparação ao IGF [2].

A presença do Presidente da Assembleia Geral da ONU (ou de seu representante), bem como de cofacilitadores revisores (embaixadores da Letônia e dos Emirados Árabes Unidos na ONU em Nova York) no IGF, dará relevância significativa a este encontro multissetorial.

As inscrições para participar do IGF estão abertas nesta página:

https://www.intgovforum.org/cms/igf2015-registration

Mais de mil representantes de governos, setor privado, sociedade civil e da comunidade técnica já se inscreveram. Milhares mais são esperados para participar tanto em pessoa como através da participação remota on-line. Os que participam do IGF pela primeira vez estão também convidados a participar dos trabalhos.

Estamos ansiosos para trabalhar com todos vocês on-line e ver muitos de vocês no IGF, em novembro.

[1] http://www.intgovforum.org/cms/igf2015-invitation

[2] http://review.intgovforum.org/igf-2015/dynamic-coalitions